quarta-feira, 31 de outubro de 2007

A gula


Estava conversando com namo - eu em SP e ele em Toronto - e me contou sobre o jantar que teve na casa do cunhado. Os pais do cunhado, franceses, trouxeram uma série de foie gras e vinhos maravilhosos.

O relógio já batia as 2 badaladas da madruga e meu estômago estava relativamente cheio. Mas depois que desligamos o Skype, não teve outra. Lembrei-me do meu pequeno pote de foie gras da Rougié que estava guardado para ocasiões especiais. E ontem eu decidi que era uma ocasião especial. Abri com gosto e coloquei um naco de foie gras num Fofinho´s da Seven Boys - era o que tinha de pão em casa!

Tava boommmmmm!

domingo, 28 de outubro de 2007

Para os bebedores de plantão


Dêem uma olhada nesta fantástica geladeira. No lugar da água, sai chope! Será um sucesso de vendas quando chegar no Brasil.

Mais imagens no site da empresa Asko.

BH no NYT

Eis que os americanos descobrem o potencial alcoólico da capital mineira.

Clique djá!

sábado, 27 de outubro de 2007

Eu amo a tecnologia

Eu, em plena Parrilla Argentina, bebendo uma caipirinha com Anísio Santiago e atualizando meu blog a partir de um iPhone...maravilha de vida.
p.s.: hic!

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Um ótimo domingo


Eu odeio domingo. Simplesmente porque em poucas horas segunda chegará. Mas o último foi especial.

Acordei às 13h30. Com o carinho de namo. Sensacional.

Depois de rangar comida da mãe, pegamos a caranga em direção ao palco do espetáculo futebolístico. Nada melhor do que ver meu time jogando em casa, com mais de 60 mil pessoas.

Antes tive de fazer uma escalada nas montanhas do Morumbi. Parei meu carro praticamente perto do Palácio do Governador, para fugir da taxa de R$ 20 dos simpáticos guardadores de carro, que delicadamente sobem no seu capô para mostrar onde está a vaga disponível.

Fiquei na Geral Azul - o que sobrou pra quem foi comprar ingresso no sábado. Meu suor descendo pelas costas indicava mais de 35ºC naquela muvuca. Claro que não tinha mais lugar pra sentar, já que cheguei depois de 5 minutos do jogo ter iniciado. Mas na geral, o melhor mesmo é assistir em pé.

É engraçado como o estádio é um ambiente que elimina raça, classe social, sexo. Você está lá por uma paixão. O seu time de coração. E você conversa, discute com quem estiver ao seu lado, pois vocês têm muito em comum agora.

"Por que não tiram o Souza? Ele não anda, porra!", "Mas que caralho, o Muricy precisa mudar"...e por aí vai. O primeiro tempo foi realmente tenso.

No intervalo, o público se matou para comer o kit Habib´s, com kibe, esfiha e sei-lá-mais-o-que. Eu fiquei na minha, guardando meu estômago para o melhor do jogo.

Logo no começo do segundo tempo, dava pra ver como um bom técnico faz uma puta diferença. Meu time se deslocava melhor em campo, criava mais jogadas e a marcação mostrou-se mais eficiente. Mas não parecia suficiente. O grito de gol não saía da boca dos 60 mil torcedores impacientes.

Mais uma jogada de mestre Muricy. Tira Souza (vaiado), entra Diego Tardelli. Logo que o moleque tocou na bola, deu pra sentir sua fome de vitória. Era a garra que faltava. Bela jogada, foi até a linha de fundo e colocou a bola nos pés de Jorge Wagner. Gol do Tricolor. Já quase não tinha mais garganta, mas o grito saiu mais forte do que eu imaginava.

A alegria parecia completa. Eis que o placar mostra o inesperado: praticamente final de jogo em Recife, o painel anuncia pênalti para o Náutico contra o Corinthians. Simplesmente o estádio inteiro pára de olhar para o campo e se concentra no placar berrando "Gol, gol, gol, gol,...". O pau comendo no campo do SPFC e a galera torcendo pro Náutico como se fosse final de Copa do Mundo.

Não deu outra. Corinthians perdeu mais uma. E toda a torcida sãopaulina cantava incansavelmente: "ão, ão, ão, segunda divisão". Não tem coisa melhor do que ganhar e seu rival perder.

O jogo acaba. "Pentacampeão" é só o que se ouve.

Meu sorriso só saiu do rosto pra comer o que eu tanto esperava: sanduíche de pernil molhadinho com bastante cebola refogada.

Eu amo esse meu time que só me dá alegria!

Liqüidificador dos sonhos


p.s.: dica de Aline

Na home do UOL

Eu comi um bem-casado pra comemorar. Tks, sis!

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Frase da semana

"O melhor tempero de um prato é a fome"
Autor desconhecido, mas acho que minha mãe já disse isso...

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Briga boa

Deu na Folha de S.Paulo hoje (16/10/2007), caderno Dinheiro:

ILLY E COCA-COLA PRODUZIRÃO BEBIDA FINA À BASE DE CAFÉ
A Coca-Cola e a Illycaffè vão lançar uma bebida à base de café para bater de frente com a parceria que foi feita entre a Starbucks e a Pepsi. Até o final deste ano, a Coca-Cola espera concluir o acordo com a empresa italiana. A bebida, que deve ser lançada em 2008 na Itália, Alemanha e Grécia, usará como matéria-prima o café produzido pela Illycaffè, que é a segunda maior produtora de café da Itália, depois da Lavazza SpA. O objetivo é aliar o conhecimento do grão acumulado pela empresa italiana com a experiência em marketing da Coca-Cola. O mercado mundial de bebidas prontas à base de café equivale a US$ 10 bilhões, segundo informações fornecidas pela Coca-Cola.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Hareburguer

Até que me deu vontade de comer "o melhor x-burguer das galáxias". Quem estiver em Ipanema, coma e me conte.
p.s.: enviado por bro

Big Brother Gourmet

Na Holanda, "restaurante do futuro" filma os clientes. Tudo em nome da "ciência"
Clique djá

Na TV, especial para Edson

Depois da polêmica no jantar preparado por Rita e Camila em última viagem a São Sebastião, publico aqui a chamada para um episódio especial sobre ABOBRINHAS no programa "Em Casa com Jamie Oliver", no canal GNT. Receitas como abobrinha em penne à carbonara, abobrinha crua com salada e cavaquinha e abobrinha frita com recheio de ricota, serão preparadas pelo charmoso chef inglês. Vai ao ar no dia 23/10, às 21h. Edson, assista e depois me diga se as abobrinhas realmente não têm graça!!!

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Na TV

História do café é contada pelo THC

A série Maravilhas Modernas, do The History Channel, celebra a genialidade da imaginação transformada em realidade pelo homem. Os episódios destacam invenções, melhorias e técnicas que beneficiaram a Humanidade. No dia 16/10, terça-feira, às 20h , a série narra a origem do Café, bebida saborosa e aromática com propriedades tonificantes, que sempre provocou paixões e controvérsias. O café é uma planta nativa da Etiópia, país do Leste da África. Estima-se que seja conhecido há cerca de mil anos no Oriente Médio, especialmente na região de Kafa. Contudo, o primeiro registro comprovado data do século XV. Um pastor de cabras, Kaldi, notou que os animais ficavam alegres e que uma energia extra se evidenciava sempre que mastigavam os frutos de coloração amarelo-avermelhada dos arbustos existentes em alguns campos de pastoreio. Kaldi comentou sobre o comportamento dos animais com um monge da região, que decidiu experimentar o poder dos frutos. Ele começou a utilizá-los na forma de infusão, percebendo que a bebida o ajudava a resistir ao sono. A descoberta se espalhou rapidamente entre os monastérios, criando uma demanda pela bebida. Evidências mostram que o café foi cultivado pela primeira vez em monastérios islâmicos no Iêmen. O episódio ainda conta essa evolução até chegar às grandes fábricas norte-americanas como Hills Brothers, Maxwell House e Folgers, além da rede Starbucks. Maravilhas Modernas também refaz a trajetória da bebida, das plantações, passando pelas fábricas até chegar aos consumidores.

Novidades do Guia Michelin NYC

Confira aqui, direto do NY Daily News

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Balanço da festa de sábado

Aqui relato alguns números da festa realizada na casa de bro, no último sábado:

- cerca de 120 pessoas
- 35 garrafas de Veuve Clicquot
- 16 garrafas de Grey Goose
- 4 garrafas de uísque (Red, Black, Chivas 12 e Chivas 18)
- 10 kg de frutas como caju, morango, lima-da-pérsia, limão, uva e maracujá
- 1 grávida
- 8 horas de música
- zero reclamaçao de vizinhos e porteiros
- zero penetra (a confirmar!)
- 1 copo jogado pela varanda
- 3 taças quebradas
- 1 vomitada no lavabo
- 3 primos presentes
- 2 DJs
- 1 barman
- 2 garçons
- 1 copeira
- 1 chefe de equipe
- 5 charutos a menos no umidor (nao consumidos na festa...)
- 1 estrobo
- 4 rolos de papel higiênico
- 1 computador com webcam transmitindo a festa ao vivo
- 3 assaltos à geladeira
- 2 invasoes aos quartos fechados
- 3 festeiros que dormiram na casa

Quem ainda tiver mais números a revelar, declare aqui!

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

O que eu não gosto de comer

Sempre é difícil encontrar algo que eu não coma. Mas há poucos dias, Talita me lembrou de um prato que me causa arrepios e é motivo de briga familiar. O estrogonofe feito com ketchup e creme de leite é um horror. Não dá pra explicar, é uma comida meio enjoativa, parece que nada combina no prato. Claro que não falo da versão original do estrogonofe...aí são outros quinhentos.
Se você defende com unhas, dentes e garfadas esta "delícia" que já virou um clássico da comida brasileira, pode mandar chumbo grosso nos comentários!

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Dica de filme para o fim de semana

Mundo gastronômico é tema de drama do Eurochannel

O mundo da culinária é tema central da produção francesa Uma Questão de Gosto (Une Affaire de Goût, 2000), destaque na tela do Eurochannel no dia 7/10, domingo, às 15h. No filme, um jovem garçom ascende profissionalmente ao descobrirem seu talento para identificar os ingredientes dos pratos. Embora a mudança gere uma transformação positiva em sua vida, acaba trazendo também alguns sérios problemas.

Uma Questão de Gosto (Une Affaire de Goût, França, 2000)
Direção: Bernard Rapp
Elenco: Bernard Giraudeau, Jean-Pierre Lorit e Jean-Pierre Léaud
Duração: 91 minutos
Gênero: Drama
Sinopse: Nicolas (Jean-Pierre Lorit) é um jovem boêmio e sem dinheiro, que divide um apartamento com a noiva Beatrice (Florence Thomassin) e mais três amigos. Ele trabalha como garçom e, certa noite, é desafiado por um cliente a identificar todos os ingredientes de seu prato. Ao sair bem-sucedido do teste, Nicolas é apresentado ao poderoso executivo Frederic Delamont (Bernard Giraudeau), que o contrata como seu “Provador Oficial de Comidas” – por um altíssimo salário. A repentina mudança em sua vida faz Beatrice abrir os olhos.