terça-feira, 4 de setembro de 2007

Os imperdíveis


Uma vez ou outra, a cidade de São Paulo é surpreendida por algumas novidades gastronômicas. Para mim, as ótimas pedidas dos últimos meses são o Eñe e o Lucca.

O primeiro foi criado pelos gêmeos espanhóis Sergio e Javier Torres Martinez, que se encantaram pelo país e resolveram criar raízes por aqui. O que se encontra é uma cozinha de vanguarda, com o uso de técnicas como cozimento a vácuo e em baixa pressão, que é cuidadosamente executada pelo chef Japa quando a dupla não está em terras brasileiras. No jantar de ontem, tive a oportunidade de provar algumas delicadezas como a barriga de atum grelhada com creme de mandioquinha, molho de azeite extravirgem, tomate e azeitonas pretas - a posta se desmanchava ao toque do garfo e o creme de mandioquinha era um veludo só -, e o papada de cerdo (porco) confitado por 18 horas em azeite, quenelle de caviar e emulsão de batata - quem não é fã de gordura, não poderia nem chegar perto, mas para mim, uma gordura em pessoa, estava suculento e aromático, com o toque delicado do caviar que "quebrava" um pouco a gordura no paladar. Outro prato curioso foi o tartar de ostras servido dentro do tomate cereja (foto)- de bonita apresentação, mas sem surpresas no paladar. O único aspecto que não agradou por completo foi a harmonização com os agradáveis vinhos do Marqués de Riscal - tanto o menu quanto os vinhos eram excelentes, porém o casamento não teve um final feliz.

Num próximo post, comento as maravilhas do Lucca.

2 comentários:

lufec disse...

bica, sabe que ainda nao conheco o eñe. quero super. é muito caro? impraticavel? quanto ao lucca, discordo super. de voce, do josimar... sabe que fui la outro dia e achei o antendimento irregular, desatento, erro nos pedidos, horas na mesa sem o cardapio na mao, sem pratinhos para o couvert (mesmo depois de solicitados). um caos. a comida estava metade metade. o que não é bom pra nenhum restaurante, ne? os risotos (um de polvo e alho-poro e outro de camarao e vinho branco) estavam otimos. mas o nhoque de mandioquinha com figo veio frio, pra la de doce. a anchova grelhada com camaroes, lulas e legumes foi terrivel. pura gordura. o prato chegou lindão de tanto que brilhava! E alem de tudo, achei a decoracao daquela casa incrivelmente linda, bem cafona. ou seja.... nao quero voltar. achei caro pro que foi.

Beatriz Marques disse...

ai, Lu! que triste!
pior que eu fui 2 vezes lá: uma com jornalistas e outra com minha família - pra ver se realmente era bom.
Mas é bom saber disso. Sempre é necessário ouvir outras opiniões a respeito! Em breve eu contarei o que comi por lá.
Bjocas