terça-feira, 14 de agosto de 2007

Coisa minha



Nada mexe mais comigo do que minhas memórias gustativas...meus bons momentos da infância.
Mury é o local que mais traz à tona essas lembranças. É o bairro de Nova Friburgo (RJ) onde tenho uma casa, no meio do nada, onde só vejo o verde. Praticamente nasci ali - minha mãe só deu um pulinho ao médico no Rio para me tirar da barriga.

Lembro-me de um dos melhores almoços de minha vida....tinha uns 6 anos, saí de um banho gostoso e fui para o jardim. Sentei numa cadeirinha de madeira que fora da família do meu pai e, numa mesinha improvisada, minha mãe colocou o prato-verde-fundo recheado de arroz com carne moída refogadinha e pepino picadinho temperado. Não esqueço minhas garfadas ansiosas, que esquentavam meu estômago junto com o sol de outono que aquecia minha pele.

Hoje tive a oportunidade de mais uma vez sentir o sabor da infância. Minha mãe acabou de chegar de Mury e trouxe na bagagem 3 pacotes de manteiga de Macuco. Cada tablete vem embalado em papel celofane e colocado numa caixinha de papel. A delícia é feita na cidade de Macuco (RJ) e tem uma cremosidade marcante, o sal é na medida e não conta com rastro de ranço que costuma aparecer em manteigas.

Na hora em que provei a manteiga, voltei a Mury. Senti o sol das 7h da manhã batendo em meu rosto, sentada à mesa de madeira escura e azulejos brancos com desenhos azuis; minha vista direcionada à janela e as montanhas me dando bom-dia; o cheiro do orvalho do cipreste se aquecendo com o sol; o café quente soltando aromas e fumaças ao cair na minha xícara e a manteiga de Macuco escorregando no meu pão com erva-doce...

Ai ai, que saudades de Mury.

Nenhum comentário: