domingo, 12 de abril de 2009

Pão de Páscoa

Algumas tradições são essenciais para refrescar minha memória. A Páscoa sempre traz de volta o cheiro de pão assando no forno, que me acompanha desde meus primeiros registros olfativos.
Meu avô, português, era padeiro (eu sei, é pleonasmo). E ele só fazia pão, sem os adendos que figuram nas modernas padarias da cidade-grande. A receita de seu pão só mudava no domingo de Páscoa, que ganhava aromas especiais para a data. Meu avô faleceu, minha avó continuou a prepará-lo. Minha avó também se foi, e minha mãe continua a nos proporcionar uma Páscoa cheia de reminiscências. Hoje, vendo o papel amarelado e puído, nas páginas finais para "anotações" do livro Comer Bem - Dona Benta (51a edição, Companhia Editora Nacional, adquirido em 28/06/1971 por minha mãe), decidi que a receita deveria caminhar para o mundo binário, de acesso irrestrito.
Espero que aproveitem, assim como faço a cada mordida saudosa.

Pão de Páscoa
1 kg de farinha de trigo
10 ovos inteiros
100 g de manteiga
1 colher (chá) de canela em pó
1 copo de açúcar
1 copo de azeite
1/2 cálice de uísque ou cachaça
1 colher (chá) de sal
50 g de fermento de padaria

3 gemas para pincelar
açúcar cristal para salpicar

Misture todos os ingredientes, sendo a farinha por último, amassando com as mãos. Deixe a massa descansar por uma hora. Faça o pão no formato que desejar e coloque em um tabuleiro untado e enfarinhado. Deixe descansar por mais 20 minutos. Pincele cada pão com a gema e salpique com açúcar cristal (o quanto baste).
Preaqueça o forno por 30 minutos a 180oC. Leve o tabuleiro ao forno e asse por 30 minutos (estará pronto quando ficar com a casca dourada).

Um comentário:

ErnEstO disse...

oiá eu aqui...

legal seu blog,
espero mais visitas no meu,

achei legal Quem é Beatriz?...ehehe

quando você voltar lá no Kinoshita
não esqueça de levar esse pão...hehe

bjos.