sábado, 23 de maio de 2009

Mendoza 1 - Pit stop em Santiago

Tive o prazer de viajar para Mendoza, a convite da LVMH, e conhecer os vinhedos de Terrazas e Cheval des Andes, duas linhas de vinho do grupo, já conhecidas pelos bebedores daqui. Como alguns companheiros de viagem (e ótimos amigos) já postaram sobre a viagem em seus blogs (Luluca, Kats, Ale), resolvi colocar algumas notas complementares, que julgo interessantes para quem visitar a cidade.

- Viajar para Mendoza não é fácil, principalmente para aqueles que entram no avião como se estivessem indo para a cadeira elétrica (prazer, sou eu). São dois voos: de São Paulo para Buenos Aires e de lá para Mendoza, ou até Santiago e então para a cidade portenha. A LVMH foi sábia em escolher a segunda opção, já que em BsAs teríamos de trocar de aeroporto. E durante o intervalo entre os voos pudemos conhecer o mercado central da capital chilena, com direito a um almoço no restaurante Donde Augusto. Com a companhia dos vinhos Medalla Real e Leyda, ambos Sauvignon Blanc 2008, provamos angulas, vieiras, camarões, matchas (um marisco rosado da região) com parmesão gratinado e gigantes centollas, como podem ver na foto.
Uma curiosidade foi o conhecer o pepino chileno. Longe de ser a nossa leguminosa, é uma fruta bastante doce, do tamanho de um abacate mexicano, parecido com o sabor de um cantaloupe (na foto também).


Bom, deu para perceber como aproveitamos bem nosso tempo de espera entre os voos. É uma dica valiosa, dada pelo companheiro de viagem Mauro Marcelo Alves.
- Um ponto importante para quem GOSTA de viajar de avião. A rota com passagem por Santiago proporciona uma vista incrível da Cordilheira do Andes. E melhor, duas vezes!
- Outra grande vantagem de passar por Santiago é fazer umas comprinhas no free shop de lá. Falo de vinhos, é claro. Levei um Alba de Domus 2006, da Domus Aurea, no Valle Maipo Alto; Sideral 2003, da Viña Altair, no Vale do Rapel; e Tabalí Reserva Especial 2006, do Vale do Limarí. A brincadeira ficou em torno de 100 dólares, mas tenho certeza de que cada gole compensará o gasto!
No próximo post, prometo falar de Mendoza!

terça-feira, 5 de maio de 2009

Aula mexicana

O México é lindo. Moles, margaritas, tamarindo são minhas primeiras lembranças de um país altamente gastronômico e pouco explorado por aqui. Só quando eu visito a casa de Lourdes Hernández, cozinheira de mão cheia, que consigo matar um pouco das minhas saudades com um jantar recheado de sabor e espírito mexicanos. Quem ainda não teve a oportunidade de provar seus quitutes e receber seus emails que parecem um roteiro de filme, poderá conhecê-la pessoalmente na aula que ministrará na Escola Wilma Kövesi de Cozinha (11/5, das 19h às 22h, R$ 180). Enquanto falará sobre cozinha como "uma geografia poética", também preparará um prato com arroz, cuitlacoche (iguaria vinda da fermentação do milho) e rabada - três ingredientes difundidos na cultura mexicana em preparo contemporâneo. Mais informações: (11) 3063-1592