sexta-feira, 20 de julho de 2007

De luto

Infelizmente sofro com os familiares das vítimas do acidente com o avião da TAM. Meu primo, Marcelo Pedreira, estava lá. Este blog está de luto. Registro aqui minha indignação e solidariedade a todas as pessoas próximas às vítimas.

domingo, 15 de julho de 2007

O mistério da Pizzaria Guanabara

Sempre quando eu venho ao Rio, fico impressionada com o sucesso da Pizzaria Guanabara no Leblon. Numa das mais movimentadas ruas do bairro, artistas globais, jovens descolados, famílias animadas e senhores da região disputam a tapa uma cadeira para ou beber um chope, ou comer uma pizza, ou os dois juntos ou nenhum deles. Mas o que faz deste lugar um ponto de encontro indispensável para os cariocas da zona sul? Eu busco a resposta e conto com meus amigos nativos para solucionar tal mistério. As poucas coisas que identifiquei foram a pizza cara e sem sabores inspiradores (nem é feita no forno a lenha), a decoração desconexa - a parte frontal tem cara de bar e o salão tem cara de pizzaria, parecem lugares distintos - e o chope "ok", que ainda me faz preferir os tradicionais Jobi e Bracarense, botecos vizinhos de bairro. Então, o que há de tão especial? Preciso morar aqui alguns meses para entrar no espírito carioca e descobrir sozinha?

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Para começar

Para aqueles que querem aprender a cozinhar, como minha amiga Simone, há muitas escolas de culinária que oferecem cursos gratuitos. É uma bela opção para quem não tem muita grana e tem timidez de sobra para mostrar suas habilidades. A maioria dessas escolas são patrocinadas por grandes empresas, que aproveitam o espaço para divulgar seus produtos. Aqui vão algumas dicas:

Centro de Culinária Walita (http://www.centroculinariowalita.philips.com.br)
Casa Gourmet Arno, em diversos shopping (http://www.casagourmet.com.br/cgh/)
Arosa, aulas com massa folhada (http://www.arosa.com.br)
Sabores de São Paulo, no Mercado Municipal (tels. 3313-1326 e 3313-4851 ou pelo email saboresdesaopaulo@prefeitura.sp.gov.br)

terça-feira, 10 de julho de 2007

Sensacionalismo gastronômico


Já sei que tem gosto pra tudo. E eu costumo gostar de tudo. Mas sinto certo sensacionalismo no ar quando se trata de alguns pratos e ingredientes. Uma super valorização desnecessária? Um exotismo que se sobrepõe ao valor do sabor? Eu acho que o escargot se encaixa nesse perfil. A polêmica em colocar um caracol na boca é maior do que suas características gustativas. Aviso: eu gosto de escargot. Porém uns "corajosos" tendem a afirmar que é algo maravilhoso, sensacional, blá blá, só para exibir seu paladar "refinado". E, sinceramente, pra mim não tem nada de espetacular.

segunda-feira, 9 de julho de 2007

À moda das putas

Depois de uma noite no hospital, nada como receber carinhos e afagos do namorado. Ian sabe fazer muito bem isso, ainda mais quando ele instiga meu paladar. Para celebrar minha recuperação, ele preparou um spaghetti alla puttanesca, de lamber os dedos! Manu estava presente para confirmar. Para quem ficou morrendo de inveja, segue a receita.

Spaguetti alla puttanesca
Para 3 pessoas, 45 minutos


Ingredientes:

9 azeitonas pretas gordinhas (podem ser chilenas, cortadas ao meio, sem caroços)
1/4 xic. (chá) de azeite
8 files de anchovas
2 latas (400 g) de tomates pelados (use também o caldo)
pimenta vermelha a gosto
450 g de espaguete (eu prefiro o mais fino possivel)
2 colheres (sopa) de alcaparras
12 dentes de alho (8 inteiros e 4 picados)
12 champignons
1/4 xic. (chá) de salsinha picada

Preparo:
Aqueça o azeite numa panela. Adicione os alhos inteiros e frite até ficarem dourados. Aumente o fogo e coloque as anchovas e cozinhe até que elas se desmanchem. Adicione a pimenta vermelha picada e espere 30 segundos (precisão oriental!). Acrescente os tomates, as azeitonas e as alcaparras e deixe reduzir por 25-30 minutos em fogo baixo. Durante isso, cozinhe o espaguete em outra panela. Nos 5 minutos finais do cozimento do molho, adicione o alho e salsinha picados.
Sirva o molho com a massa e adicione queijo parmesão ralado na hora.

Notas do Ian:
O sal do prato é controlado principalmente pelas anchovas e as azeitonas. Então, preste atenção em quão salgado são esses 2 ingredientes. Na minha opinião, é muito importante escolher anchovas de alta qualidade.

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Chega de Campos



Eu confesso. Não agüento mais ouvir falar sobre Campos do Jordão no inverno. Talvez pelas idas excessivas a trabalho, o "charme" pra mim não existe mais. O ar de "quero ser europeu" me desgasta. É decepcionante ver a pequena Capivari cheia de casacos ambulantes, felizes por terem uma desculpa para saírem do armário. Lá é a prova de que paulistano não vive sem trânsito, é um tumor cultural. Nas ruas apertadas está um enxame de carros parados em busca de olhares invejosos. O único conforto que vejo nesta cidade invernal é o que a gastronomia pode nos oferecer e confortar a alma. Os bons chopes da Baden Baden e Hop´s, a feijoada do Grande Hotel do Senac e outras casas que investem em produtos da estação, como fondues, raclettes e trutas. Mas será que vale a pena enfrentar todo esse caos para degustar o que a cidade tem de melhor? Meu conselho: espere o inverno acabar.

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Não preciso de mais nada nesta vida

Cafeína no ar


Eu encaro comida de avião por pura falta de opção. Alimentos insossos, talheres de plástico...ui! Que arrepio. O pior está no final: o famoso cafezinho. Isso é lamentável, prefiro ajoelhar no sabugo. Agora as coisas mudaram para quem pegar um vôo da Air France para Paris, em 1ª classe ou executiva. A refeição acaba com o italianíssimo illy, espresso tirado na hora e servido em xícara de porcelana. O problema agora é só o avião sair do chão e não dar um chá de cadeira nos passageiros!

Definição

Tudo começa por aí...

Aguçar, pelo Houaiss
3 Derivação: sentido figurado.
provocar o surgimento ou a intensificação de; excitar, estimular
Ex.: a. o apetite, a curiosidade